Busca avançada
Ano de início
Entree

Flora, distribuicao ambiental e variacao temporal de comunidades de macroalgas de ambientes loticos da floresta nacional de irati, municipio de teixeira soares, regiao centro-sul do estado do parana.

Processo: 05/01012-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Ciro Cesar Zanini Branco
Beneficiário:Rafael Guilherme Emed
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Macroalgas

Resumo

O presente projeto de pesquisa é proposto com os seguintes objetivos principais: i) conhecer a composição florística de comunidades de macroalgas de ambientes lóticos da Floresta Nacional de Irati – FLONA de Irati; ii) conhecer aspectos dos padrões de distribuição ambiental e estrutura dessas comunidades (riqueza, abundância e influência das variáveis ambientais); iii) comparar e discutir informações sobre a composição florística e o padrão de distribuição ambiental encontradas para a floresta de araucária com dados obtidos para outros biomas já estudados (particularmente para Mata Atlântica e Campos de Altitude paulistas); iv) verificar a ocorrência de possíveis alterações na composição florística e na estrutura das comunidades em função de variações temporais, particularmente, entre os períodos típicos de inverno e verão na região de estudos; v) no sentido mais amplo, fornecer dados adicionais para o conhecimento da biodiversidade de algas continentais em regiões tropicais e sub-tropicais, além de disponibilizar informações sobre o potencial de aplicação das comunidades de macroalgas como indicadores do estado de preservação de ambientes aquáticos em áreas de conservação.Os trabalhos de campo, incluindo as amostragens das comunidades e as medições das variáveis ambientais, serão realizados através de duas coletas programadas para ocorrerem em estações sazonais contrastantes (uma no verão e outra no inverno). Serão amostradas apenas áreas onde ocorre a floresta de araucária em estado nativo ou em regiões onde os reflorestamentos são mais antigos. As comunidades de macroalgas serão analisadas nos pontos de amostragem quanto à riqueza (número total de espécies) e abundância (cobertura percentual) de espécies através da técnica da transeção, que consiste, basicamente, na delimitação de um intervalo de 10 m de extensão ao longo de cada riacho, onde as amostragens serão realizadas. Estes trechos de riacho ficarão permanentemente estabelecidos, sendo utilizados em ambas amostragens (verão e inverno). As seguintes variáveis ambientais serão medidas em cada trecho analisado: latitude, longitude, altitude, largura e profundidade médias, temperatura da água, turbidez, condutividade específica, pH, oxigênio dissolvido, velocidade da correnteza, irradiância, profundidade, tipo de substrato e nutrientes (nitrogênio e fósforo totais, amônio, nitrato, nitrito, ortofosfato, potássio e ferro).Os dados de riqueza e abundância de espécies de macroalgas e das variáveis ambientais serão submetidos inicialmente a análises estatísticas descritivas e, posteriormente, a testes estatísticos paramétricos, tais como, coeficiente de correlação r de Pearson, análise de variância, ANOVA (uma via) e análises multivariadas (correspondência canônica e regressão múltipla).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIRO CESAR ZANINI BRANCO; RAFAEL GUILHERME EMED; LUIS HENRIQUE ZANINI BRANCO; ORLANDO NECCHI JÚNIOR. Macroalgas de riachos da Floresta Nacional de Irati, região centro-sul do Estado do Paraná, Sul do Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 22, n. 2, p. -, Jun. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.