Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção funcional de genes diferencialmente expressos na doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA)

Processo: 05/55167-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Flair José Carrilho
Beneficiário:Jose Tadeu Stefano
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cirrose hepática   Fígado gorduroso

Resumo

A influência de fatores genéticos na patogênese de NASH é sugerida por relatos recentes de agregação familiar. Estudos têm demonstrado a coexistência de NASH com cirrose em famílias estudadas, sugerindo um possível risco genético. Fatores genéticos responsáveis pelo desenvolvimento de resistência à insulina podem estar envolvidos visto que pacientes com NASH são mais insulino-resistentes do que aqueles com esteatose isolada. Polimorfismos em genes que codificam proteínas envolvidas no metabolismo e estoque hepático de lípides podem estar envolvidos, como o -493 g/t, recentemente descrito, que é funcional e está relacionado à redução da transcrição do gene da MTP. Alguns fatores têm sido associados à gravidade histológica e ao risco de progressão para cirrose, tais como idade >45 anos, relação AST/ALT >1 e diabetes. Estudos demonstram que a esteatose isolada parece não progredir para cirrose em até duas décadas de seguimento. No entanto, sabe-se que aproximadamente 20% dos pacientes com NASH evoluem para cirrose. Dado os escassos conhecimentos fisiopatológicos da NAFLD e o desconhecimento de genes relacionados à progressão para NASH, fibrose e cirrose, este estudo tem por objetivo identificar genes diferencialmente expressos isolados por sistema de microarranjos, a partir de cDNAs de tecido hepático advindo de pacientes com esteatose hepática isolada e NASH. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEFANO, JOSE T.; DE OLIVEIRA, CLAUDIA P. M. S.; CORREA-GIANNELLA, MARIA L.; SOARES, IBERE C.; KUBRUSLY, MARCIA S.; BELLODI-PRIVATO, MARTA; DE MELLO, EVANDRO S.; DE LIMA, VICENCIA M. R.; CARRILHO, FLAIR J.; ALVES, VENANCIO A. F. Decreased immunoexpression of survivin could be a potential marker in human non-alcoholic fatty liver disease progression?. LIVER INTERNATIONAL, v. 31, n. 3, p. 377-385, MAR 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.