Busca avançada
Ano de início
Entree

Datação de sedimentos por luminescência opticamente estimulada (LOE), usando o protocolo da regeneração de uma alíquota (SAR)

Processo: 06/60988-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Sonia Hatsue Tatumi
Beneficiário:Elcio Liberato Pires
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia São Paulo (FATEC São Paulo). Centro Paula Souza (CEETEPS). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Datação   Termoluminescência   Luminescência   Quartzo

Resumo

Datação pelo método da LOE as amostras de quartzo extraídos de formações geológicas, que não sofreram queima, isto é, que tem o seu "zero" da LOE obtida por exposição à luz solar e com processo de deposição desconhecido, como colúvios, alúvios, terraços fluviais etc.... Analisar a flutuação estatística das idades de 20 alíquotas aproximadamente de uma só amostra, para poder discutir a respeito de seu processo e velocidade de deposição. Este protocolo de obtenção de idades de uma só alíquota é o protocolo de SAR. Estabelecer uma metodologia para a determinação das idades das amostras acima mencionadas, através das técnicas de datação por LOE, usando os diferentes métodos para determinar a dose acumulada (dose aditiva, dose regenerativa), assim como o protocolo SAR e suas variantes. (AU)