Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de um monocromador com controle automático, acoplado a um sistema de medidas termoluminescência (TL) e luminescência oticamente estimulada (LOE)

Processo: 99/02134-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 1999
Vigência (Término): 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Sonia Hatsue Tatumi
Beneficiário:Natanael de Carvalho Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia São Paulo (FATEC São Paulo). Centro Paula Souza (CEETEPS). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Termoluminescência   Luminescência

Resumo

O objetivo deste projeto é construir um monocromador, que se acople ao sistema adquirido, sem modificar definitivamente o sistema original, podendo ser colocado e retirado quando não se fizer necessário, O monocromador em questão deverá ser movimentado por um motor de passo e este controlado por um micro computador. Estamos propondo algumas inovações no projeto do monocromador, pois ele terá que ser acoplado ao sistema TL/LOE. A luz emitida pelas amostras tem intensidade muito pequena, alguns 10pA, quando "filtrada" por um monocromador a intensidade será menor arada, por isso teremos de adaptar lentes convergentes na entrada e saída do monocromador, essa seria uma das inovações que estamos propondo. As outras melhorias seriam os projetos de novos tipos de dispositivos eletromecânico para acionar e controlar o movimento das engrenagens acopladas à rede de difração, que fazem parte do monocromador. (AU)