Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do comportamento do potencial de crescimento e da composicao corporal, atraves de diferentes modelos matematicos, em frangas submetidas a tres programas de alimentacao.

Processo: 05/55044-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Douglas Emygdio de Faria
Beneficiário:Raquel Bighetti Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Curvas de crescimento

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivos avaliar o potencial crescimento, a composição química da carcaça e as características produtivas, reprodutivas e ósseas de aves de postura no período de 1 dia até 80 semanas de idade, submetidas a diferentes programas de alimentação. Serão utilizadas 1656 aves da linhagem Hy-Line (648 aves da variedade W36 e 648 aves da Brown). As aves serão-distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2 com os fatores: Programas de alimentação (Programa 1 - níveis nutricionais segundo as exigências do manual da linhagem; programa 2 - níveis nutricionais 5% abaixo dos níveis do programa 1 e programa 3 - níveis nutricionais 5% acima dos níveis do programa 1) e variedades da linhagem Hy-Line (W36 e Brown), totalizando seis tratamentos com seis repetições de 46 aves cada. Para ajustar os dados médios de peso corporal e composição corporal das aves visando elaborar as curvas de crescimento, serão utilizadas as funções multifasicas e a de Gompertz para cada tratamento. Durante cada fase de criação, serão avaliados: consumo de ração (g/ave), energia (Kcal/ave), proteína (g/ave), lisina (mg/ave), metionina (mg/ave), produção de ovos (%/ave/dia), peso dos ovos (g), massa de ovos (g/ave/dia), conversão alimentar (g de ração/g de massa de ovo) e a viabilidade das aves. No período da postura serão avaliadas as características reprodutivas, a qualidade interna e externa do ovo e as características ósseas. A função de Gompertz (1925) e as equações multifásicas Huxley (Koops and Grossman, 1991) juntamente com seus coeficientes de determinação serão ajustados aos dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)