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Conforto térmico em espaços públicos de passagem: estudo de caso na Avenida Rodrigues Alves em Bauru - SP

Processo: 10/01248-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Solange Gurgel de Castro Fontes
Beneficiário:Carla Cristina Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Espaço público   Ruas e avenidas   Microclima   Conforto térmico   Bauru (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conforto Térmico Urbano | Espaços públicos abertos | espaços públicos urbano | microclimas urbanos | qualidade do espaço urbanos | conforto térmico urbano

Resumo

Esta pesquisa visa contribuir para um trabalho sobre as "condições de conforto térmico em espaços públicos de permanência e de passagem na cidade de Bauru", que pretende complementar dados de uma pesquisa mais ampla intitulada "Conforto térmico em espaços públicos abertos: aplicação de uma metodologia em cidades do interior paulista" (processo FAPESP N° 2007/00563-4). Essa pesquisa foi coordenada pela Prof. Dra. Lucila Chebel Labaki, da FEC-UNICAMP, e objetivou analisar os aspectos qualificadores de espaços públicos abertos, como os microclimas e as condições de conforto térmico de usuários, nas cidades de Bauru, Campinas e Presidente Prudente. Uma das conclusões dessa pesquisa foi à necessidade de estudos similares, que contribuirá para a ampliação de dados necessários a uma precisão na definição dos limites de conforto térmico em espaços de passagem (ruas) e permanência (praças e parques), em cada uma das cidades avaliadas. Nesse contexto, esta pesquisa busca contribuir para os estudos realizados em Bauru, e tem como objetivo estudar os microclimas e condições de conforto térmico de pedestres, em diferentes condições de tempo, em um importante eixo viário: a Avenida Rodrigues Alves - pólo de atração dos transportes públicos urbanos. Para isso, serão monitoradas as condições microclimáticas (temperatura do ar, temperatura de globo, umidade relativa do ar, velocidade do ar, radiação solar global), simultaneamente a aplicação de questionários para identificar a sensação e satisfação térmica dos usuários. Os dados levantados em campo permitirão, ainda, avaliar os limites de conforto térmico real e confrontá-los com conforto térmico calculado, através do índice preditivo de conforto denominado PET (Temperatura Fisiológica Equivalente), utilizando o software RayMan (MATZARAKIS et. Al., 2000).

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