Busca avançada
Ano de início
Entree

A recepção de A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga Nunes, na quarta série do ensino fundamental de duas escolas públicas do oeste paulista

Processo: 08/53228-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:João Luís Cardoso Tápias Ceccantini
Beneficiário:Thaís Vinholi de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Literatura infantojuvenil   Recepção (comunicação)

Resumo

A pesquisa, inserida no Projeto Internacional "Literatura na escola: espaços e contextos - a realidade brasileira e portuguesa", financiado desde dezembro de 2006 pela FAPESP e pelo CNPQ, tem por objetivo principal investigar a questão do letramento literário no contexto da escola pública paulista, concentrando-se num estudo de caso sobre a recepção da narrativa A bolsa amarela (1976), da premiada escritora Lygia Bojunga Nunes, por leitores de 4ª série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de Presidente Prudente, uma delas localizada na região central da cidade e a outra em bairro periférico. Considerando-se a contribuição significativa que a leitura de narrativas literárias pode oferecer para a formação de leitores e a necessidade de compreender esse fenômeno para uma didática da literatura eficiente, pretende-se pesquisar, de uma perspectiva qualitativa, o processo da leitura dos estudantes, descrevendo e sondando os níveis de identificação e rejeição dós sujeitos-leitores em relação à ficção; seu grau de compreensão da narrativa, abordada segundo os diferentes elementos que a estruturam; o atendimento e a ruptura dos horizontes de expectativas dos leitores quanto à linguagem e as várias esferas de representação inseridas na obra; a proposição de sentidos para o texto literário, dos mais denotativos aos mais conotativos. Para alcançar os objetivos propostos, serão analisados: a narrativa A bolsa amarela; sua bibliografia crítica; questionários socioeconômico-culturais de alunos e professores das duas escolas; transcrições de entrevistas orais; textos escritos com resumos e comentários sobre a obra; vídeos com debate sobre a obra. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.