Busca avançada
Ano de início
Entree

Cartografia e maquete geografica: subsidios para o estudo das relacoes socio-ambientais: proposta de trabalho visando o ensino fundamental.

Processo: 00/04930-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Magda Adelaide Lombardo
Beneficiário:Julia Salvador Martins
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Paisagem   Mapeamento geográfico   Geografia   Ensino   Maquete

Resumo

O referente projeto: "Cartografia e Maquete Geográfica: Subsídios para o Estudo das Relações Sócio-ambientais: Proposta de trabalho visando o ensino fundamental", envolve o Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro-SP, e a escola da rede pública do Estado, de São Paulo, "E E Carolina Augusta Serafin", situada no município de Rio Claro-SP. A proposta deste trabalho, é a realização de um estudo aprofundado das relações sócio-ambientais ocorridas no espaço geográfico, através do estudo do mapa e confecção de maquete. Como objetivo principal o projeto pedagógico visa desenvolver, o estudo do mapa. Através desta habilidade o aluno estará apto a confeccionar uma maquete na escala de 1/50.000 da cidade de Rio Claro" e seu entorno e desenvolver a competência da leitura e interpretação do espaço geográfico. A maquete é útil como recurso didático-pedagógico, visto que proporciona benefícios para o estudo da temática ambiental e uma vez aliada ao estudo da paisagem e pelo aposto tridimensional será possível analisar o espaço geográfico, em diversos temas e situações. (AU)