Busca avançada
Ano de início
Entree

A atividade de metaloproteinases de matriz e o efeito da sua inibição durante o processo de involução da próstata ventral de rato seguida a castração

Processo: 01/03235-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 18 de outubro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Sebastião Roberto Taboga
Beneficiário:Sérgio Luis Felisbino
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Castração animal   Colágeno   Matriz extracelular   Metaloproteinases da matriz   Próstata

Resumo

As metaloproteinases de matriz (MMPs) são enzimas capazes de degradar os componentes da matriz extracelular. Elas estão envolvidas em vários processos fisiológicos e em processos patológicos, tais como na invasão de tumores e nas metástases. Uma nova estratégia para tratamento de tumores invasivos tem sido proposta através do uso de inibidores sintéticos de MMPs, tais como as tetraciclinas quimicamente modificadas, entre elas, a CMT-3. O uso destes inibidores parece extremamente importante no tratamento de tumores prostáticos que não respondem à privação androgênica. Contudo, mais estudos são necessários para o entendimento da participação das MMPs na fisiologia prostática normal e na patológica e dos efeitos destes inibidores sintéticos. O processo de involução prostática que ocorre após a privação androgênica (castração) tem sido muito utilizado como modelo para estudos da fisiologia da próstata. Neste sentido, este projeto tem por objetivo investigar a expressão de algumas metaloproteinases e seus inibidores naturais endógenos durante a involução prostática e, também, investigar o efeito da inibição destas MMPs pela CMT-3 sobre esse processo. Para isto, serão empregadas análises citoquímicas, imunocitoquímicas, de morte e proliferação celular, zimografia, western blotting e análises ultra-estruturais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELISBINO‚ S.L.; JUSTULIN JUNIOR‚ L.A.; CARVALHO‚ H.F.; TABOGA‚ S.R. Epithelial-stromal transition of MMP-7 immunolocalization in the rat ventral prostate following bilateral orchiectomy. Cell Biology International, v. 31, n. 10, p. 1173-1178, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.