Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da exposicao ao formaldeido sobre a inflamacao alergica pulmonar: papel modulador dos hormonios sexuais femininos

Processo: 08/58108-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Wothan Tavares de Lima
Beneficiário:Renata Midori Amemiya
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Asma   Ratas   Pneumonia   Mediadores da inflamação   Formaldeído   Hormônios sexuais femininos

Resumo

A asma é uma doença inflamatória pulmonar crônica caracterizada por bronco constrição, aumento do número de células inflamatórias no espaço aéreo, perda do epitélio brônquico, aumento na secreção de muco e reatividade exacerbada ao músculo liso. Sabe-se que o aumento da morbidade e da mortalidade da asma tem se relacionado com a exposição a poluentes, como o formaldeído (FA). O FA é amplamente utilizado em materiais de construção, produtos de madeira, têxtil, cosméticos, laboratórios de patologia, histologia e anatomia. É também exalado em ambiente doméstico pela queima do gás de cozinha e emitido na fumaça do cigarro. Fundamentados no envolvimento dos hormônios sexuais femininos na modulação da asma; dados do nosso grupo indicam que a exposição ao FA, de forma similar, também reduz a magnitude da inflamação alérgica pulmonar. Ainda, tanto os hormônios sexuais femininos como o FA exercem efeitos sobre a atividade funcional dos mastócitos. Sendo assim, é razoável supor que estudos que visem à avaliação do envolvimento dos hormônios sexuais femininos em ratas alérgicas expostas ao FA podem constituir ferramentas interessantes para a compreensão da maior susceptibilidade das mulheres à asma desencadeada e/ou agravada por poluentes. Nesse sentido, nossos objetivos serão investigar a repercussão pulmonar e sistêmica da exposição de ratas alérgicas ou não ao FA, com vistas à compreensão do papel dos hormônios sexuais femininos. Para tanto, investigaremos os seguintes parâmetros inflamatórios: contagem de células presentes no lavado broncoalveolar, no lavado femural e no sangue periférico, bem como avaliação do aumento de permeabilidade vascular e de atividade de mieloperoxidase. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LINO-DOS-SANTOS-FRANCO, ADRIANA; AMEMIYA, RENATA MIDORI; LIGEIRO DE OLIVEIRA, ANA PAULA; DAMAZO, AMILCAR SABINO; BREITHAUPT-FALOPPA, ANA CRISTINA; VITORETTI, LUANA BEATRIZ; ACCETURI, BEATRIZ GOLEGA; TAVARES-DE-LIMA, WOTHAN. The putative role of ovary removal and progesterone when considering the effect of formaldehyde exposure on lung inflammation induced by ovalbumin. Clinics, v. 68, n. 12, p. 1528-1536, 2013. Citações Web of Science: 3.
LINO-DOS-SANTOS-FRANCO, ADRIANA; AMEMIYA, RENATA MIDORI; LIGEIRO DE OLIVEIRA, ANA PAULA; BREITHAUPT-FALOPPA, ANA CRISTINA; DAMAZO, AMILCAR SABINO; OLIVEIRA-FILHO, RICARDO MARTINS; TAVARES-DE-LIMA, WOTHAN. Differential effects of female sex hormones on cellular recruitment and tracheal reactivity after formaldehyde exposure. Toxicology Letters, v. 205, n. 3, p. 327-335, SEP 10 2011. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.