Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulacao imunogenetica da inflamacao pulmonar em modelo murino de asma experimental: relevancia dos hormonios sexuais femininos.

Processo: 06/55950-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Wothan Tavares de Lima
Beneficiário:Ana Paula Ligeiro de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Asma   Pneumonia   Camundongos   Estrógenos

Resumo

Relatos clínicos mostram que os hormônios sexuais femininos (HSF) alteram o curso da inflamação alérgica pulmonar (IAP). Nossos estudos anteriores mostraram que a sensibilização primária ao antígeno (OVA) na presença de níveis significativos de HSF aumenta a IAP e a atividade funcional de fagócitos bem como, a expressão de moléculas de adesão. Por outro lado, ao sensibilizarmos os animais na ausência de HSF, há reduzida inflamação pulmonar, redução no estado funcional das células e na expressão de moléculas de adesão. Verificamos ainda, que o tratamento com estradiol ou progesterona reverte esse perfil. A hipótese que se lança è a de que o sistema imune é influenciado pelos HSF, assim estabelecendo uma modulação da inflamação. Neste estudo propomos que o perfil hormonal altera a IAP por induzir modificações na expressão gênica de citosinas pro e antiinflamatórias. A base do estudo será utilizar camundongos geneticamente selecionados para a máxima e a mínima resposta inflamatória aguda (AIRmáx e AIRmin) submetidos à IAP. Camundongos alérgicas com distintos perfis de HSF na vigência da sensibilização serão usadas para análise de expressão genética de RNAm para citosinas bem como sobre a potencial geração pelo pulmão de citosinas moduladoras da IAP. A perspectiva deste estudo se insere no contexto da asma pré-menstrual e no da asma decorrente da terapia hormonal em mulheres na pós menopausa (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIGEIRO DE OLIVEIRA, ANA PAULA; SCHATZMANN PERON, JEAN PIERRE; DAMAZO, AMILCAR SABINO; DOS SANTOS FRANCO, ADRIANA LINO; DOMINGOS, HELORI VANNI; OLIANI, SONIA MARIA; OLIVEIRA-FILHO, RICARDO MARTINS; VARGAFTIG, BERNARDO BORIS; TAVARES-DE-LIMA, WOTHAN. Female sex hormones mediate the allergic lung reaction by regulating the release of inflammatory mediators and the expression of lung E-selectin in rats. RESPIRATORY RESEARCH, v. 11, p. 115, 2010. Citações Web of Science: 15.
LIGEIRO DE OLIVEIRA‚ AP; LAZZARINI‚ R.; CAVRIANI‚ G.; QUINTEIRO-FILHO‚ WM; TAVARES DE LIMA‚ W.; PALERMO-NETO‚ J. Effects of single or repeated amphetamine treatment and withdrawal on lung allergic inflammation in rats. International Immunopharmacology, v. 8, n. 9, p. 1164-1171, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.