Busca avançada
Ano de início
Entree

Ictiofauna de um riacho em aérea de pastagem no Sudeste do Brasil: estrutura quantitativa e dieta em função da sazonalidade

Processo: 05/00929-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lilian Casatti
Beneficiário:Fabíola Carla da Rocha
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação   Ictiofauna   Diversidade   Riachos   Sazonalidade

Resumo

Este projeto tem o objetivo geral de analisar a estrutura quantitativa e a dieta das espécies de peixes em um riacho típico de área de pastagem, em função de um marcante fator ecológico na região - a sazonalidade. No período de abril de 2004 a fevereiro de 2005 foram realizadas seis amostragens bimestrais no córrego da Felicidade, localizado na bacia hidrográfica do Turvo-Grande, região noroeste do Estado do São Paulo. O material coletado está atualmente em fase de triagem e identificação. As atividades relacionadas com a presente solicitação incluem: a) determinação da composição e riqueza de espécies; b) estimativa do número de espécies por extrapolação; c) determinação da diversidade de espécies e eqüitabilidade; d) teste da correlação entre descritores abióticos e estrutura quantitativa da ictiofauna; e) determinação da dieta através da identificação dos conteúdos estomacais de dez indivíduos de cada espécie residente, com posterior análise da freqüência de ocorrência e dominância, que serão representadas graficamente segundo o método proposto por Costello; f) teste da correlação entre descritores abióticos e dieta (com os itens agrupados em categorias).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASATTI, LILIAN; ROCHA, FABÍOLA C.; PEREIRA, DANUSA C. Habitat use by two species of Hypostomus (Pisces, Loricariidae) in southeastern Brazilian streams. Biota Neotropica, v. 5, n. 2 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.