Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do receptor toll like 2 na regeneração nervosa periférica após esmagamento do nervo isquiático

Processo: 10/07476-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Gabriela Almeida Leite
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neurobiologia   Sinapses   Axotomia   Receptor 2 toll-like   Regeneração nervosa   Nervo isquiático   Modelos animais

Resumo

Nervos periféricos podem ser lesados após quedas, cortes e acidentes automobilísticos. Após a lesão, no coto distal do nervo, ocorre fragmentação da bainha de mielina e dos axônios transeccionados, recrutamento de macrófagos e proliferação das células de Schwann. A lesão do axônio rapidamente ativa, no sistema nervoso central, células da microglia e astrócitos que expressam os receptores to tipo toll (TLRs). Os TLRs são receptores de reconhecimento transmembrana (PPR), capazes de identificar patógenos e de iniciar uma resposta imune local. Desse modo, estes podem influenciar no processo regenerativo do axônio. Diante disso, é necessária uma maior compreensão do papel de tais receptores no sistema nervoso (SN), o que pode permitir o desenvolvimento de novas estratégias de tratamento pós lesão. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de analisar a influência do TLR2 na regeneração nervosa periférica, após esmagamento do nervo isquiático. Para isso, serão utilizados 30 animais divididos em dois grupos C57BL6 (controle) e C57BL6 TLR2-/- (mutante). Ambos os grupos serão submetidos ao esmagamento do nervo isquiático. Para imunohistoquímica serão utilizados 10 animais de ambos os grupos para análise da imunomarcação com os anticorpos anti-S100, anti-neurofilamento, anti-laminina, anti-colágeno IV e anti-NGFR p75. Para microscopia eletrônica de transmissão, serão empregados 10 animais de ambos grupos e realizada a contagem e morfometria dos axônios regenerados após o esmagamento do nervo. Para a análise funcional serão utilizados adicionais 10 animais de ambos os grupos. Avaliações motoras serão realizadas semanalmente até a recuperação funcional total ser obtida por um dos grupos experimentais, subsequentemente ao esmagamento do nervo isquiático.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRERIA, C. M.; BERNARDES, D.; ALMEIDA, G. L.; SIMOES, G. F.; BARBOSA, G. O.; OLIVEIRA, A. L. R. Impairment of toll-like receptors 2 and 4 leads to compensatory mechanisms after sciatic nerve axotomy. JOURNAL OF NEUROINFLAMMATION, v. 13, MAY 24 2016. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.