Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do ensino de ecoico sobre a nomeacao de figuras em deficientes auditivos pre-linguais que receberam o implante coclear.

Processo: 08/57994-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Fabiana Cristina de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Implante da cóclea

Resumo

A deficiência auditiva é qualquer alteração na percepção normal de estimulação sonora. Para casos de perda auditiva profunda, uma alternativa é a colocação do implante coclear que permite estabelecer a detecção sonora a partir de estimulação elétrica do nervo auditivo. Estudos recentes e de caráter multidisciplinar têm demonstrado a eficiência do implante no estabelecimento da linguagem e demonstram que a linguagem expressiva não acompanha o mesmo ritmo da linguagem receptiva. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de verificar algumas das condições relevantes para o estabelecimento da nomeação de figuras, uma categoria da linguagem expressiva. Participarão do estudo quatro crianças deficientes auditivas pré-linguais Implantadas. Para coleta de dados será utilizado um microcomputador e o software MST® para a programação das rotinas de ensino e teste e registro das respostas do participante. As sessões serão gravadas em fitas VHS para o registro e análise das vocalizações. Para atingir o objetivo proposto será ensinada a habilidade de emparelhamento com o modelo (pré-treino), em seguida uma avaliação do nível de entrada (pré-teste) dos participantes nos desempenhos de reconhecimento auditivo, ecóico e nomeação. Serão selecionadas três classes estímulos cujo desempenho tenha sido baixo no pré-teste para compor a etapa de ensino. O ensino consistirá no reconhecimento auditivo (ensino da relação condicional auditivo-visual AB) seguido pelo teste de nomeação (BC). No caso de vocalizações sem correspondência ponto a ponto com o estímulo auditivo aos quais as figuras foram emparelhadas, o participante será exposto ao ensino do comportamento ecóico (AC), seguido do segundo teste de nomeação. Com este delineamento, pretende-se verificar os efeitos do ensino de reconhecimento auditivo e do ecóico sobre o desempenho de nomeação. (AU)