Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre aspectos clínicos e diferentes métodos de medida da qualidade de vida e função visual em pacientes com Doença de Vogt-Koyanagi-Harada no estágio tardio

Processo: 09/53781-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Joyce Hisae Yamamoto Takiuti
Beneficiário:Nataly Caroline de Almeida Albornoz
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida

Resumo

A doença de Vogt-Koyanagi-Harada é uma doença sistêmica que afeta órgãos ricos em melanócitos, como os olhos, o ouvido médio e as meninges. Após a fase aguda uveítica da doença, segue-se a fase de convalescência com recuperação da função visual, sendo que 33 a 74% dos doentes evoluem para fase crônica. No estágio tardio da doença (> 6 meses após início dos sintomas), atividade sub-clínica tem sido detectada, principalmente com métodos de imagem, sendo que os pacientes necessitam de medicação imunossupressora sistêmica por período prolongado. No presente estudo a função visual, a funcionalidade visual, o estado geral de saúde, a qualidade de vida e componentes da qualidade de vida de pacientes em estágio tardio com doença de Vogt-Koyanagi-Harada serão avaliados com os questionários SF-36, NEI-VFQ-25 e o questionário em anexo próprio deste estudo. Os resultados destas aferições serão correlacionados com parâmetros clínicos da função visual tais como campimetria visual automatizada, eletroretinograma de campo total, eletroretinograma multifocal. A correlação entre medidas objetivas da função visual e medidas subjetivas da visão, como a qualidade de vida relacionada à visão e a funcionalidade visual, permitem uma abordagem mais global do paciente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITO GONCALVES MISSAKA, RUY FELIPPE; SILVEIRA SOUTO, FERNANDA MARIA; DE ALMEIDA ALBORNOZ, NATALY CAROLINE; GASPAR CARVALHO DA SILVA, FELIPE THEODORO BEZERRA; LAVEZZO, MARCELO MENDES; OYAMADA, MARIA KIYOKO; HIRATA, CARLOS EDUARDO; YAMAMOTO, JOYCE HISAE. Self-Reported Quality of Life in Patients with Long-Standing Vogt-Koyanagi-Harada Disease. OCULAR IMMUNOLOGY AND INFLAMMATION, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.