Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de thanatephorus cucumeris associado a seringueira, citros e mimosa na regiao amazonica.

Processo: 02/05024-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Paulo Cezar Ceresini
Beneficiário:Ana Paula Silva Campos Gaino
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil

Resumo

O grupo de anastomose 1 IA (AG-1 IA) do fungo Rhizoctonia Solani é um dos patógenos mais importantes afetando a cultura da soja no Brasil, causando a mela ou queima foliar. Esta doença está associada com a fase perfeita de R. Solani GA-1 IA, o Basidiomiceto Thanatephorus Cucumeris. Neste estudo, baseando em conhecimento prévio sobre a biologia, do organismo, será testada a hipótese de que em populações de T. Cucumeris da soja ocorre incompatibilidade somática. Para este estudo, uma amostra de isolados de soja obtida em mato grosso e maranhão será pareada em todas as combinações possíveis em meio de BDA mais carvão ativado e examinada quanto às interações somáticas resultantes. Prováveis clones serão identificados quando dois ou mais isolados forem somaticamente compatíveis. Este estudo estabelecerá os fundamentos iniciais para o exame da estrutura genética de populações de R. Solani AG-1 IA. Evidências de estrutura clonal serão investigadas, em futuros experimento, determinando se isolados. Somaticamente compatíveis compartilharem o mesmo padrão fenotípico de AFLP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCO ANTONIO BASSETO; PAULO CEZAR CERESINI; WALTER VERIANO VALÉRIO FILHO. Severidade da mela da soja causada por Rhizoctonia solani AG-1 IA em função de doses de potássio. Summa Phytopathologica, v. 33, n. 1, p. -, Mar. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.