Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da elevação do talão de cavalos sobre a articulação metacarpofalangeana.

Processo: 08/11156-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Antonio de Queiroz Neto
Beneficiário:Roberta Carvalho Basile
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Termografia   Articulações   Biomecânica   Ortopedia   Cinemática

Resumo

Um dos métodos terapêuticos mais implementados na preservação dos tendões e ligamentos da porção distal dos membros é a utilização de ferraduras ortopédicas com elevação de talão. O uso deste tipo de ferradura já foi amplamente estudado com relação ao alívio que proporciona aos tendões e ligamentos, porém pouco se sabe sobre seus efeitos sobre a articulação metacarpofalangeana, visto que gera uma concentração do carregamento de compressão na superfície articular devido à redistribuição de esforços. O propósito deste estudo é utilizar ferramentas de análise cinemática, termográfica e de coleta de líquido sinovial para avaliar os efeitos da elevação do talão em cavalos submetidos ao exercício.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASILE, ROBERTA C.; FERRAZ, GUILHERME C.; CARVALHO, MARSEL P.; ALBERNAZ, RAQUEL M.; ARAUJO, RENATHA A.; FAGLIARI, JOSE J.; QUEIROZ-NETO, ANTONIO. Physiological Concentrations of Acute-Phase Proteins and Immunoglobulins in Equine Synovial Fluid. Journal of Equine Veterinary Science, v. 33, n. 3, p. 201-204, MAR 2013. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.