Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades catalíticas de nano-agregados atômicos em função de sua massa

Processo: 08/11588-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Varlei Rodrigues
Beneficiário:Giulia Di Domenicantonio
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas

Resumo

Processos catalíticos fazem parte do cotidiano das indústrias químicas e petrolíferas, entre outras, e têm grande importância nos recentes esforços para reduzir os impactos das atividades humanas no meio ambiente, através da minimização de resíduos e do consumo de energia. O estudo de catalisadores é bastante difícil porque, em geral, eles são bastante complexos e não homogêneos e precisam de abordagens multidisciplinares. Um caminho promissor para entender esses sistemas é o uso de sistemas modelo. Pelo controle do substrato e da partícula catalisadora podemos compreender os mecanismos básicos que levam, desde os reagentes, até o produto desejado. Estamos montando uma estrutura para gerar agregados selecionados em composição/massa, o que é ideal para produzir catalisadores modelo. Por isso, o objetivo deste projeto é o estudo de processos catalíticos em ambiente controlado usando catalisadores modelo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGUES, ARTUR; DE SA, TAVARES; TOSHIYUKI, VITOR; OIKO, ABRAO; DI DOMENICANTONIO, GIULIA; RODRIGUES, VARLEI. New experimental setup for metallic clusters production based on hollow cylindrical magnetron sputtering. JOURNAL OF VACUUM SCIENCE & TECHNOLOGY B, v. 32, n. 6 NOV 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.