Busca avançada
Ano de início
Entree

Observação do comportamento e da inter-relação do comprimento dos prolongamentos resinosos (tags)/camada híbrida, com a resistência de união de um sistema adesivo convencional e de um autocondicionante a.

Processo: 06/52520-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Renato Herman Sundfeld
Beneficiário:Fernanda Garcia de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à tração

Resumo

Será verificado, nesta pesquisa laboratorial microscópica, a formação da camada híbrida de adesão, dos prolongamentos resinosos tags, assim como a resistência de união a tração em tecido dentinário hígido, empregando, para tanto, um sistema adesivo auto-condicionante e um sistema adesivo convencional. Após a realização dos procedimentos restauradores; cada espécime será cortado em duas secções no sentido mésio/distal. Em uma hemi-secção será realizada a análise dos tags e da camada híbrida: para tanto os espécimes serão descalcificados, incluídos em parafina, cortados a uma espessura de 6 micrometres, corados pelo método Brown e Brenn, e posteriormente mensurados em microscopia óptica comum (AXIOPHOT) (400X). A outra hemi-secção dental será, fixada a um bloco de acrílico acoplado à máquina de tecido duro (Isomet 2000-Bueller), para a obtenção, de secções em planos transversais ao plano da interface adesiva dentina/resina composta, para posteriormente serem submetidas ao teste de microtração. Deste modo cada seção será fixada a um dispositivo próprio da máquina de ensaios (Vitrodyne V-1000), onde será aplicada uma carga de tração na orientação perpendicular à interface adesiva, até a ruptura do espécime. Os valores obtidos para os fatores em análise (tags, camada hibrida e resistência à tração), correspondentes a cada espécime e a cada grupo de estudo, serão submetidas à análise estatística apropriada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODOLFO B ANCHIETA; FERNANDA G OLIVEIRA; RENATO H SUNDFELD; VANESSA RAHAL; LUCAS S MACHADO; RODRIGO S ALEXANDRE; MARIA L.M.M SUNDEFELD; EDUARDO P ROCHA. Analysis of hybrid layer thickness, resin tag length and their correlation with microtensile bond strength using a total etch adhesive to intact dentin. Acta odontol. latinoam., v. 24, n. 3, p. -, Dez. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.