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O olhar dos familiares sobre as condições socioambientais do entorno e suas implicações no projeto Comunidades de Aprendizagem de São Carlos-SP

Processo: 07/08576-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Amadeu José Montagnini Logarezzi
Beneficiário:Flavia Maria Gonçalves de Sant´Ana
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Sucesso escolar

Resumo

Como uma das frentes de trabalho do projeto Fapesp proc. no 07/52610-6, esta é uma pesquisa sobre a compreensão dos familiares a respeito das necessidades formativas e das potencialidades educativas do contexto em que vivem com relação a questões ambientais e na perspectiva de melhorar a interlocução entre escola e comunidade de entorno nas três Comunidades de Aprendizagem de São Carlos/SP (CA). A proposta decorre de trabalhos anteriores realizados pela parceria entre o Niase/Ufscar e CREA/UAB-Barcelona, que revelaram a necessidade de um melhor conhecimento sobre o processo de implantação e desenvolvimento do projeto CA em escolas de periferia urbana, para um aprimoramento que propicie o ganho pretendido na aprendizagem das crianças, com a participação da comunidade de entorno. A base teórica do CA é a aprendizagem dialógica e esta pesquisa se apoiará na metodologia comunicativa crítica. Será aplicado um questionário sobre as condições ambientais do bairro, as necessidades formativas de e os potenciais educativos, pelo olhar dos familiares das crianças das 5 turmas focalizadas em cada escola CA - uma de cada série de 6 a 10 anos, num total de 15 turmas. Os resultados serão lançados em um sistema de informação que permitirá análise cruzada entre as variáveis desta frente de trabalho e também entre essas e as de outras frentes do referido projeto. Haverá participação em atividade semanal de estudo sobre os princípios teóricos e metodológicos aqui adotados com vistas à formação contínua da equipe. Serão elaboradas propostas de formação de familiares e população de entorno, bem como serão apontados os principais aspectos que favorecem a articulação entre escola e comunidade e a aprendizagem das crianças e aqueles que as obstaculizam.