Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação e caracterização parcial da bacteriocina produzida por Carnobacterium piscicola C2, isolado de peixe defumado brasileiro (surubim [Pseudoplatystoma sp.])

Processo: 07/50236-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Elaine Cristina Pereira de Martinis
Beneficiário:Fabricio Luiz Tulini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pescado   Surubim   Bacteriocinas   Bactérias láticas

Resumo

O aumento na demanda por alimentos "naturais" e "minimamente processados" tem aumentado a busca por agentes antimicrobianos naturais. As bacteriocinas são peptídeos produzidos via ribossomo por algumas espécies de bactérias, podendo ser usadas na conservação e na inibição do crescimento de patógenos em alimentos, não apresentando as possíveis ações tóxicas de conservadores clássicos amplamente utilizados na indústria alimentícia. Camobacterium piscicola C2, isolado de peixe defumado brasileiro (Surubim [Pseudoplatystoma sp.]), produz uma bacteriocina capaz de inibir a multiplicação de Listeria monocytogenes e tem potencial para uso como bioconservador em surubim e outros peixes minimamente processados. Neste projeto, será utilizado o método de extração ácida de bacteriocinas (YANG et al, 1992) para a purificação da bacteriocina de C. piscicola C2. O extrato obtido será analisado por SDS-PAGE (Eletroforese em gel de poliacrilamida com dodecil sulfato de sódio) e será determinada a massa molecular aproximada da bacteriocina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TULINI, F. L.; DE MARTINIS, E. C. P. IMPROVED ADSORPTION-DESORPTION EXTRACTION APPLIED TO THE PARTIAL CHARACTERIZATION OF THE ANTILISTERIAL BACTERIOCIN PRODUCED BY CARNOBACTERIUM MALTAROMATICUM C2. Brazilian Journal of Microbiology, v. 41, n. 2, p. 493-496, APR-JUN 2010. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.