Busca avançada
Ano de início
Entree

Representacoes sociais na cultura escolar: a "cultura de aula de matematica" presente nas narrativas e na pratica docentes.

Processo: 06/50963-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Regina Célia Grando
Beneficiário:Valeria Galvao de Franca Cezare
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Escolar | Educacao Matematica | Formacao De Professores

Resumo

O presente projeto de pesquisa se insere no âmbito do Projeto de Melhoria do Ensino Público "Representações de infância e juventude na cultura escolar", apoiado pela Fapesp (proc. no. 04/12335-8), desenvolvido junto à EMEF "Profª Eliete Aparecida Sanfins Fusussi", no município de Itatiba-SP. A partir de um trabalho colaborativo desenvolvido junto aos professores dessa escola, que envolve a realização de inúmeras estratégias de formação docente, dentre as quais, a produção de narrativas pelos professores, a expressão em diferentes linguagens (imagens, leituras e discussões de textos literários e teóricos) e a realização de projetos com os alunos a fim de desvelar as representações de infância e juventude presentes na cultura escolar, identifica-se uma cultura de aula de matemática, presente na formação escolar dos professores que ensinam matemática no primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental e que vem sendo reproduzida por esses professores em sua prática docente. Inúmeros são os fatores que interferem nessa prática, como: a dificuldade do professor em relação ao domínio do conteúdo matemático, a concepção quanto à própria natureza da matemática, ou seja, de que esta é uma ciência puramente abstrata e selecionadora e o entendimento de que a aprendizagem matemática requer mecanismos de memorização e "treino" de técnicas operatórias. O objetivo desta pesquisa é investigar como essa cultura de aula de matemática vem sendo produzida na formação desse professor que ensina matemática e (re) produzida na sua ... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)