Busca avançada
Ano de início
Entree

"Mapeamento dos determinantes antigênicos da região carboxi-terminal da glicoproteína de superfície GP90 de tripomastigotas metacíclicos de Trypanosoma cruzi"

Processo: 09/17679-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:José Franco da Silveira Filho
Beneficiário:Daniela Ihara Alves
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anticorpos monoclonais   Genômica estrutural   Trypanosoma cruzi

Resumo

O tripomastigota metacíclico do Trypanosoma cruzi, liberado nas fezes do inseto vetor por ocasião da picada e repasto sanguíneo, é o responsável pela transmissão natural do parasita e inicio da infecção no hospedeiro mamífero. A GP90 é uma glicoproteína de superfície expressa especificamente pelas formas metacíclicas que liga-se a um receptor da célula de mamífero mas sem alterar as concentrações de cálcio intracelular .A expressão da proteina GP90 está inversamente relacionada com a capacidade invasiva do parasita. Prosseguindo o estudo da GP90, as sequências da região carboxi-terminal da proteína GP90 relacionadas com a adesão celular serão identificadas com proteínas recombinantes e anticorpos monoclonais. Será avaliada a capacidade de inibição de cada uma destas proteínas na adesão de tripomastigotas em células de mamíferos.A caracterização detalhada desta proteína permitirá avaliar o seu papel na interação parasita-hospedeiro, contribuindo assim para a compreensão sobre os mecanismos de infecção do T. cruzi em células de mamífero.