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O certo, o errado e o diferente: concepções de língua e suas implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna

Processo: 05/59192-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2006
Vigência (Término): 12 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Denise Telles Leme Palmiere
Beneficiário:Debora Cristina Chareli
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Línguas   Língua materna   Ensino e aprendizagem   Aquisição da linguagem   Representações sociais   Sociolinguística

Resumo

Tomando por base o pressuposto fundamental da Sociolingüística de que toda língua - entre elas, o português - é variável, heterogênea e multifacetada, e compreendendo que as representações sócias dos professores a respeito dos alunos são fundamentais na constituição de seu agir pedagógico, este projeto de Iniciação Científica tem como principal interesse desvelar as atitudes sociolingüísticas de professores do II ciclo do Ensino Fundamental em relação à variedade lingüística utilizada pelos alunos, investigando os possíveis desdobramentos de tais atitudes no processo de ensino-aprendizagem de língua materna. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que se utilizam métodos etnográficos para a coleta dos dados. O projeto insere-se no âmbito do Projeto de Melhoria do Ensino Público intitulado "Representações de infância e juventude na cultura escolar", apoiado pela Fapesp (processo no 04/12335-8), desenvolvido junto à EMEF "Profª Eliete Aparecida Sanfins Fusussi", no município de Itatiba-SP. (AU)