Busca avançada
Ano de início
Entree

Compatibilizacao da tecnologia ltcc (low temperature cofired ceramics) e de ferrofluidos para a fabricacao de sistemas microfluidos integrados.

Processo: 03/09340-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 30 de junho de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Pesquisador responsável:Mario Ricardo Gongora Rubio
Beneficiário:Raquel Perez Castillejos
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microfluídica   Sistemas microeletromecânicos   Ferrofluidos

Resumo

O objetivo deste projeto e a compatibilização da tecnologia LTCC com o uso de ferrofluidos para a fabricação de meso-sistemas híbridos microfluídicos. Objetivos parciais: 1. inicialmente, serão estudadas as características fluídicas das cerâmicas verdes mediante a quantificação dos parâmetros descritivos das forças dominantes do fluxo a escala micrométrica. 2. adaptação dos parâmetros do processo tecnológico: 3. estudo das características fluídicas dos líquidos a serem usados no projeto 4. a caracterização dos micro-canais a nível fluídico é da máxima importância para o posterior projeto de sistemas microfluídicos. 5. finalmente, serão fabricados diversos dispositivos para demonstrar a compatibilidade de ferrofluidos com a tecnologia LTCC. Bomba circular com ferrofluidos fabricada usando tecnologia LTCC -mult1 - válvula com ferrofluidos para o controle de vários reativos usando tecnologia LTCC, -válvula cerâmica eletromagnética otimizada através do uso de ferrofluidos, -bobina multicamada otimizada através do uso de ferrofluidos. Objetivo final: os dados obtidos a partir dos estudos e demonstradores básicos servirão para no final do projeto fornecer subsídios para projetar adequadamente sistemas microfluídicos fabricados mediante tecnologia LTCC. (AU)