Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão da incerteza de medição a três coordenadas

Processo: 03/00709-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Benedito Di Giacomo
Beneficiário:Rosenda Valdés Arencibia
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):03/11453-4 - Expressão da incerteza de medição a três coordendas, AP.PRIM
Assunto(s):Geometria euclidiana

Resumo

O objetivo do presente projeto é apresentar um procedimento para determinar a incerteza de medição a três coordenadas, considerando as influências térmicas. Para tanto foram definidas as seguintes etapas: estudo dos trabalhos mais relevantes publicados sobre o assunto; estudo dos métodos de calibração existentes e escolha daquele que mais se adapte aos fins pretendidos; planejamento e execução dos experimentos para o levantamento do comportamento geométrico-térmico da Máquina de Medir a Três Coordenadas; assim sendo, os erros serão levantados para a temperatura de referência (20C) e também para temperaturas diferentes de 20C. A variação dos erros durante os transientes térmicos será levantada através dos testes de "drift". Simultaneamente, será monitorada a variação das temperaturas em diferentes pontos da estrutura da máquina; equacionamento matemático das componentes do erro volumétrico e estimação da incerteza associada às mesmas através da aplicação da lei de propagação de incertezas, conforme descrito no ISO GUM. A seguir aplica-se, novamente, a lei de propagação de incertezas nas equações de geometria euclidiana simples para determinação da incerteza de medição associada aos diferentes tipos de medição efetuados em MM3Cs. Dentre elas: distância ponto a ponto, distância ponto-reta, distância ponto-plano, círculo, ângulo... (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSENDA A. VALDÉS; DENISE P. V. SATO; ROXANA M. MARTINEZ ORREGO. A stochastic model for volumetric errors. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 28, n. 2, p. 161-168, Jun. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.