Bolsa 09/15457-0 - Química médica, Desenvolvimento de fármacos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de aminochalconas como potenciais inibidores de alfa-glicosidase

Processo: 09/15457-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luis Octávio Regasini
Beneficiário:Raquel Sabará da Cruz
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Química médica   Desenvolvimento de fármacos   Hipoglicemiantes   Diabetes mellitus   Síntese   Chalconas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antidiabético | Chalconas | diabetes | glicosidase | Química Medicinal | Síntese | Química Medicinal de Produtos Naturais

Resumo

A descoberta de agentes hipoglicemiantes constitui ainda um grande desafio no tratamento da diabetes, devido ao elevado índice de efeitos adversos e à baixa eficácia dos fármacos existentes. As alfa-glicosidases, enzimas essenciais ao metabolismo dos açúcares, são alvos terapêuticos estratégicos para a descoberta e-ou desenvolvimento de fármacos antidiabéticos. Atualmente, a busca de protótipos tendo como foco os alvos macromoleculares que participam de processos básicos do funcionamento celular tem obtido grandes avanços. Para isso, os ensaios bioquímicos envolvendo inibição enzimática constituem uma importante estratégia de triagem farmacológica facilitando a avaliação de um número elevado de substâncias. Nesse contexto, os produtos naturais vem sendo uma fonte real de inspiração para a busca de fármacos inovadores, bem como a síntese de substâncias com esqueletos carbônicos relativamente simples constitui uma abordagem significativa para a obtenção de fármacos. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo a síntese de aminochalconas mono e diidroxiladas como inibidores potenciais de alfa-glicosidases, cuja meta é a identificação de modelos estruturais com atividade antidiabética potencial. Para atingir o objetivo delineado foi planejada a síntese de nitrochalconas através de condensação de Claisen-Schmidt, que conduzirão a obtenção das respectivas aminochalconas na presença de cloreto de estanho II como agente redutor. Após a síntese, estas chalconas serão avaliadas por ensaios com alfa-glicosidases de Saccharomyces cerevisiae e dissacaridases intestinais de ratos, ambos implantados nas dependências do NuBBE pelo orientador da presente proposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZERAIK, MARIA LUIZA; PAULI, IVANI; DUTRA, LUIZ A.; CRUZ, RAQUEL S.; VALLI, MARILIA; PARACATU, LUANA C.; DE FARIA, CAROLINA M. Q. G.; XIMENES, VALDECIR F.; REGASINI, LUIS O.; ANDRICOPULO, ADRIANO D.; et al. Identification of a Prenyl Chalcone as a Competitive Lipoxygenase Inhibitor: Screening, Biochemical Evaluation and Molecular Modeling Studies. Molecules, v. 26, n. 8, . (10/01506-7, 13/07600-3, 11/03017-6, 19/05967-3, 19/18445-5, 09/15457-0, 14/50926-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.