Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de equilíbrio e função muscular em adultos jovens ativos e sedentários

Processo: 10/08705-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Daniela Cristina Carvalho de Abreu
Beneficiário:Sarina Francescato Torres
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Equilíbrio postural   Monitoração neuromuscular   Amplitude de movimento articular

Resumo

O equilíbrio é um complexo automático de integração inconsciente dos diversos sistemas do corpo e refere-se à habilidade para manter o centro de gravidade sobre a base de suporte, geralmente quando o indivíduo está em pé. Entretanto, a literatura científica apresenta escassez de trabalhos semelhantes a este, e ainda é controversa no que se refere à diferença de oscilação corporal entre homens e mulheres. Este estudo tem por objetivo analisar simultaneamente, o equilíbrio e a função muscular de homens e mulheres sedentários e ativos de 20 a 30 anos. Serão utilizados: um eletromiógrafo de 16 canais para verificar o padrão de ativação muscular; e uma plataforma de força (EMG System do Brasil) para avaliar a amplitude e a velocidade de deslocamento ântero-posterior e médio-lateral do centro de pressão (COP) na tarefa de sentar e levantar de uma cadeira, e na posição em pé sobre uma superfície rígida e sobre uma superfície instável com os olhos abertos e com os olhos fechados. Os músculos avaliados serão Vasto Lateral (VL), Bíceps Femoral (BF), Tibial Anterior (TA) e Gastrocnêmio Medial (GM), bilateralmente. Os voluntários serão classificados como sedentários e ativos pela aplicação do Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ - versão curta. Pretende-se com este trabalho compreender a influência do gênero sobre o equilíbrio e sobre a função muscular em pé e no ato de sentar e levantar da cadeira, assim como observar se a diferença entre gênero é semelhante em jovens sedentários e ativos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARINA FRANCESCATO TORRES; JÚLIA GUIMARÃES REIS; DANIELA CRISTINA CARVALHO DE ABREU. Influence of gender and physical exercise on balance of healthy young adults. Fisioter. mov., v. 27, n. 3, p. -, Set. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.