Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência de diferentes tipos de assentos sobre a postura estática em indivíduos com lesão medular

Processo: 09/09421-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Daniela Cristina Carvalho de Abreu
Beneficiário:Nathália Lopes Metring
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Traumatismos da medula espinal   Postura   Fisioterapia

Resumo

A posição sentada em indivíduos com lesão medular, quando inadequada, pode causar o aparecimento de alterações posturais, úlceras de pressão e dores. Entretanto, estes indivíduos apresentam dificuldade em se manter estáveis nessa postura, já que precisam utilizar músculos não-posturais que compensem sua perda motora. Os assentos utilizados na cadeira de rodas podem influenciar significantemente a postura sentada e suas conseqüências, portanto a escolha de um assento adequado é fundamental para fornecer uma boa qualidade de vida ao indivíduo com lesão medular. O presente estudo tem o objetivo de avaliar a postura de lesados medulares sentados em suas próprias cadeiras de rodas em diferentes tipos de assento (espuma, gel e visco elástico), para verificar qual assento oferece uma maior estabilidade postural para o indivíduo. Serão estudados 20 indivíduos, de ambos os sexos, que serão divididos em dois grupos: o grupo 1 (G1) será formado por 10 indivíduos com lesão medular (5 com tetraplegia e 5 com paraplegia) e o grupo 2 (G2) incluirá 10 indivíduos saudáveis, para efeitos de comparação. Será avaliada a postura dos indivíduos sentados em suas próprias cadeiras-de-rodas, sem assento especial, com o assento de gel, com o de espuma e com o visco elástico. Os indivíduos serão fotografados nas vistas anterior e laterais direita e esquerda utilizando marcadores anatômicos, e a postura será avaliada através do programa de fotogrametria computadorizada SAPO.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
METRING, N. L.; GASPAR, M. I. F. A. S.; MATEUS-VASCONCELOS, E. C. L.; GOMES, M. M.; DE ABREU, D. C. C. Influence of different types of seat cushions on the static sitting posture in individuals with spinal cord injury. SPINAL CORD, v. 50, n. 8, p. 627-631, AUG 2012. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.