Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise quantitativa de Listeria Monocytogenes em linguiça frescal de carne suína

Processo: 07/51361-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Beneficiário:Keila Naomi Miyasaki
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise quantitativa   Linguiça   Microbiologia de alimentos   Listeria monocytogenes

Resumo

Listeria monocytogenes é um microrganismo patogênico de grande impacto para a saúde pública e para a indústria alimentícia. Com o advento dos conceitos de Análise de Risco de Alimentos em decorrência do Acordo Sanitário e Fitossanitário da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Codex Alimentarius, da Food and Agricultural Organization (FAO/OMS), recomenda que os patógenos de relevância nos alimentos comercializados internacionalmente, e também nos de consumo interno, sejam enumerados e não apenas pesquisados quanto à presença. No Brasil existem numerosos estudos sobre a prevalência de Lmonocytogenes em alimentos, mas os estudos que avaliem o nível de contaminação são praticamente inexistentes. O objetivo desse projeto é contribuir na elucidação do risco microbiológico associado à lingüiça frescal de suíno com relação à contaminação por Listeria monocytogenes, através da análise quantitativa desse patógeno em 100 amostras coletadas no comércio da cidade de São Pauto. Serão utilizados o método ISO11290-1:1997, para a detecção da presença de Lmonocytogenes, o método ISO11290-2:1997, para a enumeração do patógeno e o método Multiplex-PCR para sorotipagem e caracterização molecular das espécies. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIYASAKI, KEILA NAOMI; CHIARINI, EB; SANTANA, ANDERSON DE SOUZA; DESTRO, MARIA TERESA; LANDGRAF, MARIZA; GOMBOSSY DE MELO FRANCO, BERNADETTE DORA. High prevalence, low counts and uncommon serotypes of Listeria monocytogenes in linguica, a Brazilian fresh pork sausage. MEAT SCIENCE, v. 83, n. 3, p. 523-527, NOV 2009. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.