Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação por dinâmica molecular de suspensão de nanopartículas de óxido de cério (CeO2)

Processo: 09/05623-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edson Roberto Leite
Beneficiário:Osmair Vital de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials, AP.CEPID
Assunto(s):Nanocristais   Simulação de dinâmica molecular   Coloides   Nanotecnologia

Resumo

O presente projeto de pesquisa apresenta uma proposta de investigação teórica de um sistema coloidal utilizando métodos clássicos de dinâmica molecular com campos de força com modelos coarse grained. Serão investigadas suspensões coloidais de nanopartículas de óxido de cério (CeO2) em solvente aquoso em diferentes condições. O principal interesse nesses sistemas se deve à grande aplicabilidade de nanopartículas desse óxido, principalmente no desenvolvimento de novos catalisadores e células combustíveis. Nesses sistemas, variáveis como: efeitos do tamanho e forma das nanopartículas; potencial de superfície e força iônica do meio são de grande influencia nas propriedades de novos nanomateriais. Deste modo, é crucial entender o quanto essas variáveis afetam os processos físico-químicos de agregação e estabilidade de nanopartículas. Dadas as escalas de tempo, tamanho envolvidas e o número desses sistemas com diferentes condições de simulação, se torna necessário modelar esses sistemas por potenciais efetivos do tipo coarse grained, adequados para reproduzir aspectos gerais do sistema (e.g. agregação). Esta linha de investigação é fruto da interação que está sendo iniciada com o grupo experimental de pesquisa em Materiais Nanoestruturados do Departamento de Química da UFSCar. Essa cooperação decorre da necessidade presente de conciliar resultados de Química Teórica com a Experimental em tempo real. É importante frisar que fenômenos de auto-associação e de auto-organização em solução tem sido uma das principais linhas de pesquisa do Laboratório de Química Teórica coordenado pelos professores Dr. Luiz Carlos Gomide Freitas e Dr. André Farias de Moura. Assim, esse projeto caracteriza a interação desses grupos de pesquisa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, OSMAIR VITAL; COSTA, LUCIANO TAVARES; LEITE, EDSON ROBERTO. Molecular modeling of a polymer nanocomposite model in water and chloroform solvents. COMPUTATIONAL AND THEORETICAL CHEMISTRY, v. 1092, p. 52-56, SEP 15 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.