Busca avançada
Ano de início
Entree

Cristalizacao por processamento hidrotermal de oxidos nanometricos ferroeletricos do tipo pbtio3 sintetizados por uma nova rota de pro cessamento quimico (the oxidant-peroxo method).

Processo: 01/14404-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edson Roberto Leite
Beneficiário:Emerson Rodrigues de Camargo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/01991-0 - Síntese e caracterização de filmes finos e cerâmicas ferroelétricos, AP.TEM
Assunto(s):Cristalização   Titanato zirconato de chumbo   Síntese química

Resumo

Uma nova rota de síntese química, conhecida como "the oxidant peroxo method" (OPM), foi recentemente desenvolvida para a obtenção de óxidos ferroelétricos de Pb(Zr,Ti)O3, um material de grande importância tecnológica e comercial. Esta técnica baseia-se na reação de óxi-redução entre Pb(II) e peróxo-complexos inorgânicos de titânio e zircônio em solução aquosa, que resulta na formação de um precipitado amorfo, de partículas nanométricas e composição controlada, e que cristaliza-se na fase PZT desejada após um tratamento térmico a uma temperatura relativamente baixa (~600 ºC). Espera-se determinar a estrutura local dos precursores amorfos e os mecanismos de cristalização que ocorrem nesta nova técnica de síntese, e determinar as condições ótimas de síntese, calcinação e de sinterização das cerâmicas de PZT preparadas pelo método OPM, para futura caracterização das propriedades de ferroelétricas desses materiais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)