Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência de genótipos de milho a Leptoglossus zonatus (Dallas, 1853) (Hemiptera: Coreidae)

Processo: 05/56916-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Edson Luiz Lopes Baldin
Beneficiário:Efrain de Santana Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO). Campus de Fernandópolis. Fernandópolis , SP, Brasil
Assunto(s):Milho

Resumo

Dentre as pragas que atacam a cultura do milho destaca-se o percevejo-do-milho, Leptoglossus zonatus (Dallas, 1853) (Hemiptera: Coreidae), que infesta as espigas causando má formação e manchamento dos grãos, além de favorecer a incidência de patógenos e a presença de micotoxinas. Assim, visando disponibilizar outra alternativa de controle que se equipare ao controle químico, mas que seja menos tóxica ao meio ambiente, o presente projeto terá por objetivo avaliar a possível resistência dos genótipos de milho AL-25 Piratininga, AL-34, AL-Bianco, AL-Manduri e AL-Bandeirante, frente ao ataque de L. zonatus em campo e laboratório. No campo, os materiais serão avaliados quanto à atratividade, a preferência para alimentação e a preferência oviposição do inseto, através da contagem periódica de adultos e de ovos do inseto. Além disso, durante o cultivo, espigas dos genótipos serão colhidas para que ao término do ensaio seja possível estabelecer-se relações de produtividade com níveis de infestação do inseto. Em laboratório; além da atratividade e preferência para oviposição será avaliada também a preferência para alimentação e/ou antibiose do inseto, quando confinado em arenas contendo espigas dos diferentes genótipos de milho. Nesse ensaio, será avaliado o período de incubação, a duração dos estádios ninfais, a mortalidade ninfal, a duração do ciclo de ovo a adulto e a longevidade de adultos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDSON L L BALDIN; RONALDO A BENEDUZZI; DOUGLAS R SOUZA; EFRAIN S SOUZA. Resistência de genótipos de abobrinha a Bemisia tabaci (Genn.) biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae). Neotropical Entomology, v. 38, n. 4, p. 526-530, Ago. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.