Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrência e diversidade molecular de rotavírus em rebanhos bovinos leiteiros e de corte nas regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil.

Processo: 10/03122-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Maria da Glória Buzinaro
Beneficiário:Ana Carolina Siqueira Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Diarreia   Técnicas de genotipagem   Rotavirus   Bovinos   Geoprocessamento

Resumo

A diarréia neonatal é o principal problema sanitário que acomete os bezerros nas primeiras semanas de vida, causando grandes prejuízos devido à morbidade, mortalidade, custos com tratamento e atraso no desenvolvimento. Assim, identificar os agentes causadores de diarréia e o mecanismo pelo qual esses enteropatógenos causam enterite tem sido assunto de intensa pesquisa. Entre os agentes virais identificados, o rotavírus merece destaque sendo responsáveis por 60% dos casos de diarréia aguda dos bezerros. No Brasil, os estudos confirmam a participação desse agente na etiologia da diarréia neonatal, o que evidencia a necessidade de se conhecer melhor as características desse agente principalmente àquelas relacionadas às variações genômicas e de imunoprofilaxia. Poucos trabalhos relatam a ocorrência dos genótipos G e P em rebanhos bovinos no Brasil, o que reforça a necessidade de estudos nessa área. Este projeto tem como objetivos determinar a ocorrência de rotavírus em rebanhos bovinos leiteiros e de corte de propriedades situadas em municípios das regiões Sudeste e Centro-Oeste no Brasil, bem como realizar a caracterização dos genótipos G e P de rotavírus por meio da técnica de RT-PCR e, construir mapas temáticos para mostrar a distribuição espacial dos genótipos G e P dos rotavírus detectados na área geográfica estudada com o uso do software MapInfo Professional 7.5.