Busca avançada
Ano de início
Entree

Instrumentacao para o projeto auger: um metodo de calibracao para o detector de superficie. - eficiencia quantica da emissao fluorescente.

Processo: 00/14116-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 30 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Carlos Ourivio Escobar
Beneficiário:Luiz Gustavo dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05404-3 - Observatório Pierre Auger, AP.TEM
Assunto(s):Radiação cósmica   Fluorescência

Resumo

As atividades deste programa de pós-doutoramento se desenvolverão no âmbito da colaboração internacional do Observatório Pierre Auger. Este observatório visa a observação de chuveiros atmosféricos extensos iniciados por partículas com energia superior a 10^19 eV. As incertezas quanto ao fluxo de partículas a estas energias e quanto aos processos de aceleração, e, também, a possibilidade de identificação de fontes justificam a construção do observatório. Neste projeto de pesquisa propomos a realização de duas atividades. A primeira, será o desenvolvimento de um método de calibração dos módulos do detector de superfície do observatório Auger. Esta atividade compreende o estudo da resposta de um módulo, a ser instalado no laboratório do Departamento de Raios Cósmicos da Unicamp, ao fluxo dos múons atmosféricos. A compreensão do comportamento do módulo permite que conheçamos as características do sinal integrado do módulo e conseqüentemente calibremos sua escala. A segunda atividade visa à medida da produção de luz de fluorescência pelo nitrogênio molecular excitado por elétrons. Este trabalho consistirá na simulação, projeto e construção de uma câmara de medida, seguida pela medida em si, efetuada utilizando-se fontes radiativas para energias baixas e um acelerador linear, de uso médico, para energia de 5 a 12 MeV. (AU)