Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito do pimarano ent-8(14), 15-pimaradien-3b-ol sobre a reatividade vascular de arteria aorta isolada e pressao arterial de ratos normotensos e hipertensos.

Processo: 06/52611-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Carlos Renato Tirapelli
Beneficiário:Ulisses Vilela Hipólito
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reatividade cardiovascular   Pressão sanguínea   Mecanismos moleculares   Aorta

Resumo

Viguiera é um gênero que pertence à família Asteraceae e a tribo Heliantheae, sendo um representante importante da flora Brasileira, especialmente na área de cerrado. No Brasil, apenas alguns membros do gênero Viguiera foram estudados, e a grande maioria apresentou como metabólitos secundários os diterpenos de duas diferentes classes, a classe dos cauranos e dos pimaranos. Esse último grupo de compostos está relacionado a uma série de atividades biológicas sendo capaz de exercer atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e de inibir a agregação piaquetária. Alguns trabalhos de nosso laboratório mostraram que os pimaranos são capazes de exercer atividade inibitória sobre a contração vascular e também de induzir relaxamento nesses tecidos. O mecanismo envolvido nessa resposta está principalmente relacionado ao bloqueio do influxo do cálcio extracelular. Apesar de alguns estudos descreverem a ação dos pimaranos como agentes que alteram a função vascular, pouco se sabe sobre o efeito do pimarano ent-8(14),15-pimaradien-3b-ol sobre a reatividade vascular e a pressão arterial. Portanto, o presente estudo foi delineado de forma a investigar detalhadamente os mecanismos envolvidos no efeito do ent-8(14),15-pimaradien-3b-ol em artéria aorta isolada de rato, bem como sua ação na pressão arterial in vivo em animais normotensos e hipertensos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIPOLITO, ULISSES V.; RODRIGUES, GERSON J.; LUNARDI, CLAURE N.; BONAVENTURA, DANIELLA; AMBROSIO, SERGIO R.; DE OLIVEIRA, ANA M.; BENDHACK, LUSIANE M.; DA COSTA, FERNANDO B.; TIRAPELLI, CARLOS R. Mechanisms underlying the vasorelaxant action of the pimarane ent-8(14),15-pimaradien-3 beta-ol in the isolated rat aorta. European Journal of Pharmacology, v. 616, n. 1-3, p. 183-191, AUG 15 2009. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.