Bolsa 07/06495-0 - Adaptação cultural, Transculturação - BV FAPESP
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Adaptação transcultural do instrumento de avaliação do Faz-de-conta Iniciado Pela Criança (ChIPPA)

Processo: 07/06495-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luzia Iara Pfeifer
Beneficiário:Mirella Almeida Queiroz
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adaptação cultural   Transculturação   Comportamento de brincar   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adapatção transcultural | avaliação | Comportamento lúdico | Terapia Ocupacional

Resumo

Atualmente o brincar é considerado pela American Occupational Therapy Association como um dos papéis eminentemente infantil; possibilita o desenvolvimento da coordenação motora, da cognição, linguagem e interações sociais contribuindo para o desenvolvimento integral e saudável da criança. A Terapia Ocupacional estuda e age sobre o fazer humano e por isso o brincar pode ser considerado como recurso e objetivo da intervenção. A avaliação do brincar é fundamental para mensuração e detecção de aspectos que necessitam de intervenção. Sendo assim é fundamental a utilização de instrumentos específicos de avaliação do comportamento lúdico infantil. Instrumentos de avaliação utilizados em outros países precisam passar pelo processo de adaptação transcultural para que seu conteúdo tenha validade para ser utilizado em um novo país ou cultura. Portanto, este estudo se propõe a traduzir e adaptar o Instrumento de Avaliação do Faz de Conta em Crianças para a cultura brasileira, o qual é uma ferramenta útil para compreender como as crianças com idade de 3-7 anos estão desenvolvendo suas habilidades em iniciar e organizar seu brincar, seguindo os critérios de adaptação transcultural que inclui ainda a realização do pré-teste em crianças desta faixa etária, contribuindo para a compreensão do comportamento lúdico infantil e para que outros trabalhos de avaliação utilizando este instrumento sejam efetuados. (AU)

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