Busca avançada
Ano de início
Entree

A profissionalidade docente e a gestão do currículo em face às políticas públicas no Estado de São Paulo - O caso "São Paulo Faz Escola"

Processo: 09/00198-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Dario Fiorentini
Beneficiário:Vanessa Moreira Crecci
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Desenvolvimento profissional

Resumo

Em 2008 a Secretária de Educação do Estado de São Paulo através do programa "São Paulo Faz Escola" enviou às escolas materiais com características de apostilas "O Jornal do Aluno" e o "Caderno do Professor". Os professores do segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram "capacitados" através de videoconferências para utilização deste material. Neste contexto, o presente projeto de iniciação científica pretende compreender como os professores estão fazendo a gestão deste currículo proposto? Quais as implicações dessa política no processo de desenvolvimento profissional do professor e na constituição de uma profissionalidade docente? Os sujeitos desta pesquisa são os professores que lecionam matemática na rede estadual de educação do estado de São Paulo e que utilizam o material citado. O material de análise será obtido, numa primeira fase, mediante aplicação de questionários a professores da região de Campinas e, numa segunda fase, será selecionada uma amostra conveniente para realização de sucessivas entrevistas semi-estruturadas e visitas a instituições em que atuam para observação da prática cotidiana dos mesmos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANESSA MOREIRA CRECCI; DARIO FIORENTINI. Gestão do Currículo de Matemática sob Diferentes Profissionalidades. Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica, v. 28, n. 49, p. -, Ago. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.