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Estudo da adulteração da gasolina por solventes através de reflectometria óptica com influência da temperatura

Processo: 07/06991-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Carlos Kenichi Suzuki
Beneficiário:Bernardo Miterhof Meirelles
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fibra óptica   Gasolina   Solventes   Temperatura

Resumo

Um dos principais problemas de âmbito nacional é a adulteração da gasolina, cujas conseqüências atingem toda a sociedade: a adulteração leva à sonegação fiscal e com isso o Governo arrecada menos em impostos, o consumidor tem seu carro danificado pela gasolina adulterada, as empresas automotivas sofrem prejuízos econômicos e desgastes em infindáveis processos judiciais com os usuários, e até o meio ambiente é prejudicado, pois há um aumento na emissão de poluentes.A adulteração da gasolina é causada principalmente por adição irregular de solventes e por excesso de álcool anidro. Dentre os solventes mais utilizados na adulteração da gasolina podemos citar o óleo diesel, o querosene, a aguarrás, os rafinados petroquímicos, os solventes para borracha (SPB), a benzina industrial, e o álcool etílico anidro em proporções acima das permitidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).Para auxiliar na fiscalização e na identificação de combustíveis adulterados por adição de solventes, esse projeto propõe um sistema baseado em um sensor que utiliza fibras ópticas para detectar por comparação, a presença de solventes na gasolina.Para a calibração desse sensor serão realizadas medições em soluções de gasolina e solvente utilizando um refletômetro óptico, variando-se a temperatura para diversas concentrações de solvente. Dessa forma pretende-se obter curvas de calibração para diferentes temperaturas que determinam a concentração de um solvente adicionado à gasolina.