Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de fibras e amplificadores de fibras opticas dopadas comerbio e adaptacao dos amplificadores com fibras nacionais.

Processo: 06/00528-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Carlos Kenichi Suzuki
Beneficiário:Danilo Leite Dalmon
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fibra óptica   Caracterização

Resumo

Os amplificadores de fibras ópticas dopadas com érbio (EDFA) têm um importante papel no mercado de amplificadores para transmissões ópticas de grandes distâncias. A fibra óptica dopada com érbio (EDF) é o coração desse amplificador. Atualmente no mercado só há EDFs importadas, mas com o recente desenvolvimento de EDFs fabricadas no Brasil, na Unicamp, surgiu a necessidade de desenvolver uma montagem de EDFAs utilizando a fibra nacional. Nesse trabalho é proposta a realização de caracterizações em fibras dopadas com érbio para a determinação de características tais como espectro de absorção, abertura numérica, ganho entre outras. Os amplificadores também serão caracterizados para determinar figura de ruído, potência de saturação e ganho. Esses dois grupos de características serão relacionados para que a influência de cada uma nos parâmetros finais do amplificador seja determinada. Os resultados obtidos serão utilizados para adaptar o projeto do EDFA que utiliza fibras importadas para utilizar fibras nacionais (uma vez que provavelmente possuem características diferentes), e também serão utilizados para alimentar o aprimoramento do processo de fabricação dessas fibras realizado no Laboratório Ciclo Integrado de Quartzo (LIQC) juntamente com a empresa Sun Quartz, na FEM – Unicamp . O objetivo final é obter um EDFA utilizando uma EDF nacional que atende às normas internacionais de telecomunicações, através do estudo do efeito de cada característica da fibra que são afetados pelos parâmetros de fabricação e afetam as características do amplificador. Este estudo é um grande avanço para o desenvolvimento de produtos com alto valor tecnológico no Brasil.