Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanorreceptores cardíacos e receptores GABAérgicos: haveria integração no núcleo parabraquial lateral para a ingestão de sódio?

Processo: 09/50949-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Juliana Irani Fratucci de Gobbi
Beneficiário:Caroline Gusson Shimoura
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Muscimol   Sal na dieta   GABA

Resumo

A adequada homeostase dos líquidos corporais depende de um balanço entre ingestão e/ou excreção de água e o cátion predominante dos líquidos extracelulares, o sódio. Um aspecto interessante para o estudo das vias envolvidas com o comportamento de ingestão de água e sódio é a participação dos receptores cardiovasculares de volume, especialmente os localizados próximo ao coração e nas grandes veias, que informam o cérebro momento a momento sobre o volume de liquido circulante. A inflação de um pequeno balão na junção da veia cava superior com o átrio direito (JVCS-AD) inibe a ingestão de água e de sódio. O núcleo parabraquial lateral (NPBL), formado pelos neurônios que circundam o pedúnculo cerebelar superior ao longo da ponte dorsolateral, é uma estrutura que serve de interface entre aferências viscerais e estruturas prosencefálicas, e merece destaque para o comportamento da ingestão de água e sódio. Lesões eletrolíticas do NPBL abolem a inibição da ingestão de água após a distensão de um balão na JVCS-AD em ratos tratados com isoproterenol subcutâneo. Considerando que o bloqueio dos mecanismos inibitórios pela presença de GABAA no NPBL induz uma excessiva ingestão de sódio em ratos saciados, e também em ratos desidratados com sódio plasmático elevado; e que o NPBL recebe sinais dos barorreceptores arteriais e dos receptores de volume através da via ascendente AP/NTS, no presente projeto propomos investigar o efeito da ativação dos receptores GABAA do NPBL sobre a ingestão de NaCl 1.8% e água em ratos euhidratados e saciados submetidos à inflação do balão na JVCS-AD. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIMOURA, CAROLINE GUSSON; BARBOSA, SILAS PEREIRA; MENANI, JOSE VANDERLEI; FRATUCCI DE GOBBI, JULIANA IRANI. Would right atrial stretch inhibit sodium intake following GABA(A) receptor activation in the lateral parabrachial nucleus?. Neuroscience Letters, v. 553, p. 121-125, OCT 11 2013. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.