Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da radiopacidade, capacidade de manchamento e solubilidade e desintegração de cimento de aluminato de cálcio (EndoBinder)

Processo: 10/10004-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Fernanda de Carvalho Panzeri Pires de Souza
Beneficiário:Lucas da Fonseca Roberti Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Agregado trióxido mineral   Radiopacidade   Cimentos endodônticos   Manchas nos dentes

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar radiopacidade, capacidade de manchamento e solubilidade e desintegração de cimento de aluminato de cálcio (EndoBinder, Binderware) acrescido de 3 radiopacificadores: óxido de bismuto (Bi2O3), óxido de zinco (OZn) ou óxido de zircônia (ZrO2), comparativamente ao MTA (Ângelus). Para o teste de radiopacidade, serão confeccionados (n=3) 18 corpos-de-prova com 6 espessuras diferentes (0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5 e 3,0 mm). Um dispositivo padronizador será utilizado para tomada radiográfica de cada grupo, os filmes serão revelados e as densidades ópticas mensuradas. O teste de manchamento será realizado em 60 incisivos bovinos que, após instrumentação e obturação dos canais radiculares, terão 2 mm de sua obturação removida para confecção do tampão cervical com os materiais testados (n=10). Serão realizadas leituras de cor (Easyshade, VITA, sistema CIE L*a*b*) inicial e após 7, 15, 30 dias. A variação de cor (”E) será avaliada a cada 30 dias até que se complete 12 meses. O teste de solubilidade e desintegração será realizado segundo a Especificação n° 57 (ADA) e a solução resultante será analisada em Espectrofotômetro de Absorção Atômica (Modelo Z-8100, Hitachi) para identificação e quantificação dos elementos lixiviados. Os valores obtidos nos diferentes ensaios serão submetidos a análise estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)