Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de estrelas T Tauri e AeBe de Herbig

Processo: 00/06244-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Jane Cristina Gregorio-Hetem
Beneficiário:Silvia Helena Paixão Alencar
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estrelas T Tauri   Estrelas

Resumo

Estrelas se formam a partir de nuvens moleculares gigantes. Os mecanismos envolvidos nesta transformação e as várias fases pelas quais o sistema estelar evolui têm sido o foco de estudo constante na última década. O desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas a detectores e telescópios e o aperfeiçoamento de modelos teóricos ajudaram compreender as fases iniciais da formação estelar. Tratam-se de fases importantes onde são decididas massas e multiplicidades estelares assim como a formação de eventuais sistemas planetários. Neste projeto serão estudadas estrelas T Tauri Clássicas e AeBe de Herbig, duas classes de estrelas jovens de massas baixas e intermediárias. Serão investigados os vários processos que atuam nos sistemas compostos de estrela e disco em formação e testaremos os modelos teóricos atualmente aceitos para descrever tais sistemas. Pretende-se também contribuir no preparo de software de aquisição e tratamento de dados do instrumento "Espectrógrafo de Campo Integrado" que está sendo desenvolvido no Departamento de Astronomia do IAG/USP para o projeto SOAR. O projeto de Pós Doutorado será desenvolvido em colaboração com colegas do Departamento de Astronomia do IAG/USP, bem como com a colaboração de colegas de várias outras instituições (INPE, LNA, ON, UFMG). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALENCAR‚ SHP; MELO‚ CHF; DULLEMOND‚ CP; ANDERSEN‚ J.; BATALHA‚ C.; VAZ‚ LPR; MATHIEU‚ RD. The pre-main sequence spectroscopic binary AK Scorpii revisited. Astronomy & Astrophysics, v. 409, n. 3, p. 1037-1053, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.