Busca avançada
Ano de início
Entree

Optimizacao do bioprocesso de cultura de celulas de drosofila (s2) transfectadas atraves de estudo de suas condicoes metabolicas.

Processo: 03/12624-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Pereira
Beneficiário:Alexandra Souza dos Santos
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/09482-3 - Expressão de genes heterólogos em células de dípteros: biologia molecular e engenharia de processos, AP.TEM
Assunto(s):Bioprocessos

Resumo

Cultura de células animais em grande escala tem sido usadas largamente por laboratórios de investigação básica e por indústrias para a obtenção de uma grande variedade de produtos destinados a investigação, diagnóstico, uso terapêutico e também controle biológico na agricultura. Um considerável esforço tem sido despendido no sentido de se desenvolver metodologias que possam permitir culturas celulares em alta densidade que levem a produção de grandes quantidades de um determinado produto. Com base na determinação de parâmetros de consumo de glicose/glutamina e de produção de lactato/amônia, pretendemos neste estudo desenvolver bioprocesso optimizado de culturas de células S2 transfectadas com o vetor pAC-GPV de Drosophila melanogaster com tecnologia "fed-batch" em que cinéticas de multiplicação celular e expressão de genes heterólogos servirão de referenciais de produtividade do bioprocesso optimizado. As culturas utilizadas serão de células de Drosophila melanogaster, Schneider 2 (S2) (Schneider, 1972), normais e transfectadas com o vetor pAC-GPV. Diferentes meios de cultura/com (TNM e GRACE) ou sem a necessidade de adição de soro fetal bovino (Insect X press), serão utilizados ao longo do estudo. As culturas celulares serão realizadas em frascos "schott" em 15% do seu volume total sob agitação orbital em "shaker" com temperatura de 28 C e 100 rpm. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)