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Estudo institucional de casos de alunos diagnosticados como autistas em inclusão escolar: pesquisa a partir da análise institucional do discurso de professores envolvidos

Processo: 09/05753-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Rogerio Lerner
Beneficiário:Isabel de Barros Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Educação inclusiva   Inclusão escolar   Transtorno autístico   Transtornos globais do desenvolvimento infantil   Professores   Relação social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | autismo | Professores | transtorno de desenvolvimento | Análise do Discurso

Resumo

A presente pesquisa pretende fazer uma análise da concepção dos professores acerca do desenvolvimento de seus alunos diagnosticados como portadores de distúrbios globais do desenvolvimento ou autismo. A partir de um levantamento bibliográfico realizado na fase de preparação, verificou-se a existência de trabalhos que tratam da análise do discurso de peças publicitárias do governo sobre educação inclusiva; que procuraram identificar as concepções de alunos sobre a educação inclusiva; que estudaram a relação entre os alunos "normais" e os portadores de necessidades especiais; que descreveram casos de experiências institucionais com crianças portadoras de necessidades especiais; que trataram das concepções de professores e diretores sobre educação inclusiva e sobre o ordenamento escolar (divisão em classes, procedimentos, etc.). No entanto, percebe-se que não existe na literatura a articulação entre esses aspectos: análise do discurso de professores sobre a concepção de desenvolvimento dos alunos diagnosticados como portadores de DGD ou autismo. A atualidade e relevância da inclusão escolar tornam necessário o estudo dos diversos aspectos envolvidos. Para isso, será utilizado o método de Análise Institucional do Discurso de maneira a tentar identificar as posições dos agentes institucionais no processo de escolarização de crianças diagnosticadas como portadoras de distúrbios globais de desenvolvimento e engendrar uma reflexão. Dado que o âmbito institucional é concebido, a partir dessa concepção teórica, como matriz de toda a subjetividade, no presente trabalho nos ateremos às relações que os professores estabelecem entre si e às relações que se estabelecem entre professores e alunos portadores de DGD ou autismo. É este o recorte a ser utilizado no plano das representações que compõem o cenário institucional: as concepções dos professores sobre o desenvolvimento de seus alunos diagnosticados. Partindo da definição de instituição de Guilhon de Albuquerque - um conjunto de práticas e relações sociais que se legitimam enquanto se repetem - e da concepção de materialidade do discurso, a partir de Foucault, entende-se que o jogo de práticas e representações característicos de uma instituição pode ser percebido no âmbito discursivo dos atores institucionais. Podemos ter acesso às concepções de desenvolvimento de alunos portadores de DGD ou autismo, pois, a partir do discurso dos professores. Fica evidente que tomar representações acerca do desenvolvimento de um aluno nada mais é do que um recorte operacional do plano das representações que compõem o cenário institucional no qual se desenrolam as práticas. Ao colocarmos o estudo do conjunto de representações como objeto do trabalho, portanto, impõe-se a necessidade de atravessarmos o plano imaginário que suporta e é suportado pelas relações que se estabelecem entre os atores institucionais. Serão entrevistados no total 12 professores que tenham alunos diagnosticados como portadores de transtornos globais do desenvolvimento. Essas entrevistas serão transcritas e analisadas a partir do referencial teórico da Análise Institucional do Discurso. (AU)

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