Busca avançada
Ano de início
Entree

Valores de referência para o teste de caminhada de seis minutos em indivíduos saudáveis com idades entre 20 e 80 anos

Processo: 07/07264-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Victor Zuniga Dourado
Beneficiário:Ângela May Iwama
Instituição-sede: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Teste de caminhada   Fisiologia do exercício   Valores de referência

Resumo

O teste de caminhada de seis minutos (TC6) é uma ferramenta eficaz, rápida, pouco onerosa e segura para avaliar a capacidade funcional de exercício, tanto de pacientes com doenças cardíacas, pulmonares ou músculoesqueléticas, quanto em indivíduos assintomáticos. Sabendo da ausência de valores de referência para o TC6 na população brasileira, o presente estudo tem como objetivos: (1) avaliar os valores de referência para o TC6 na população brasileira com idades entre 20 e 80 anos; (2) baseado em atributos demográficos e antropométricos, elaborar equações de regressão linear para a previsão da distância percorrida no teste. Trezentos (300) voluntários saudáveis, de ambos os gêneros, selecionados da população urbana da cidade de Santos/SP, serão incluídos na pesquisa. Após a realização de exame médico, eletrocardiograma, função pulmonar e dois TC6 serão avaliados. Esperamos que o presente estudo forneça informações sobre os padrões de normalidade específicos da população brasileira. Os resultados do presente estudo podem fornecer subsídios para comparações mais adequadas entre pacientes com doenças crônicas e indivíduos saudáveis em nosso meio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.M. IWAMA; G.N. ANDRADE; P. SHIMA; S.E. TANNI; I. GODOY; V.Z. DOURADO. The six-minute walk test and body weight-walk distance product in healthy Brazilian subjects. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 11, p. 1080-1085, Nov. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.