Busca avançada
Ano de início
Entree

Rendimento e composição dos óleos essenciais de funcho (Foeniculum vulgare Mill.), em diferentes estádios de desenvolvimento e épocas de colheita

Processo: 00/08372-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Lin Chau Ming
Beneficiário:Mirian Baptista Stefanini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Produtividade   Óleos essenciais

Resumo

O anis (Pimpinella anisum L.) é uma herbácea anual, sua essência é usada na fabricação de cosméticos, além do seu uso medicinal. O funcho (Foeniculum vulgare Mill.), é uma planta herbácea perene, cujas sementes são muito empregadas na medicina caseira. As sementes de funcho dão óleo essencial (essência) amarelo-claro, aromático, usado na fabricação de bebidas de perfume, e em medicamentos. A qualidade da essência tem grande importância e depende do estádio de maturação dos seus frutos, bem como de nutrientes e qualidade do solo, temperatura, luz, altitude, latitude e umidade relativa. Diante da vasta gama de aplicações dos óleos essenciais e da escassez de estudos químico-fisiológicos no Brasil, pretende-se com este trabalho avaliar os fatores ambientais que interferem na produtividade das sementes e no rendimento e teor de óleo essencial das duas espécies em diferentes épocas do ano e estádio de maturação. Serão instalados quatro experimentos de cada espécie em blocos inteiramente casualizados com semeaduras nas diferentes épocas do ano, e serão colhidas a cada dez dias (funcho), e a cada seis dias (anis), a partir da antese até a maturação completa durante um ano. Os óleos essenciais serão extraídos por hidrodestilação e CO2 supercrítico e avaliados através de espectrofotômetro de massa (MS). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEFANINI‚ MB; MING‚ LC; MARQUES‚ MOM; MEIRELES‚ MAA; MOURA‚ LS; MARCHESE‚ JA. Seed productivity‚ yield and composition of the essential oil of fennel Foeniculum vulgare var. dulcis in the season of the year. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 8, p. 86-90, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.