XIX Semana de História da UNESP - História da Leitura e Cultura Midiática
EMU: aquisição de equipamento de edição e exibição para o Laboratório de Investiga...
A Televisão pós-moderna: interatividade e o espetáculo da realidade
Processo: | 09/50027-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de abril de 2009 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2009 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social |
Pesquisador responsável: | Ari Fernando Maia |
Beneficiário: | Lana Marcela Gardini Brandao |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil |
Assunto(s): | Televisão Sadomasoquismo Indústria cultural |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Industria Cultural | Reality Shows | Sadomasoquismo | Televisao |
Resumo O presente projeto se propõe a analisar no programa Big Brother Brasil 9 os traços sadomasoquistas presentes em sua forma e em seu conteúdo, pressupondo que eles operam como ideologia, ou seja, que sua apresentação como meio de obter diversão e entretenimento justifica a dominação que preside a ordem social vigente. A televisão é compreendida como um dos meios da indústria cultural, na qual os aspectos técnicos, estéticos e econômicos não podem ser dissociados sob pena de perder mediações essenciais ao objeto; a análise proposta foca alguns aspectos do programa, mas não se deixa de considerar que eles só fazem sentido considerando sua relação com a sociedade. O reality show foi escolhido porque nele se tornam evidentes os traços sádicos presentes na televisão, que submete os espectadores a um tratamento parecido àquele que sofrem os participantes do programa. A hipótese, neste caso, é que aos traços sadomasoquistas presentes no programa corresponderiam traços sadomasoquistas nos espectadores, e que tal relação tem seu sentido mais radical na sujeição dos espectadores à dominação social que se reproduz também por meio da indústria cultural. Não obstante, a presença de tarefas ou situações de humilhação ou sujeição, que explicita o que outros produtos procuram esconder, torna necessária a análise do programa para compreender mais profundamente o que ele de fato oferece aos espectadores. (AU) | |
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