Busca avançada
Ano de início
Entree

Extrusão em Canal Angular de Ligas Inoxidáveis com Efeito de Memória de Forma

Processo: 09/09091-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Jorge Otubo
Beneficiário:Heide Heloise Bernardi
Instituição-sede: Divisão de Engenharia Mecânica (IEM). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais inteligentes

Resumo

Inúmeros trabalhos, principalmente do grupo, demonstram que um dos fatores principais na melhoria do Efeito Memória de Forma (EMF) em ligas inoxidáveis é a diminuição no tamanho de grão austenítico. No entanto, pelos métodos convencionais de tratamento termomecânico, o menor tamanho de grão conseguido foi de 30 micrômetros. Este projeto tem como objetivo estudar a influência da microestrutura nas propriedades mecânicas em ligas inoxidáveis com EMF quando submetidas a deformação plástica severa por extrusão em canal angular (ECAE). Serão utilizadas duas composições de ligas inoxidáveis, Fe-Mn-Si-(Cr-Ni) e Fe-Mn-Si-(Cr-Ni-Co) elaboradas no forno de indução a vácuo (VIM). Uma vez em dimensões adequadas, as mesmas serão deformadas por ECAE utilizando uma matriz com ângulo de interseção entre canais de 120o, obtendo-se tamanho de grãos em escala submicrométrica ou nanométrica. Aspectos relativos à recuperação de forma dependente do tamanho de grão serão investigados para cada liga. Será avaliada também a evolução microestrutural dessas ligas quando submetidas a diferentes tratamentos térmicos e a influência do aumento do tamanho de grão em relação ao EMF. A caracterização microestrutural será realizada com o auxílio de microscopia ótica, eletrônica de varredura (MEV), transmissão (MET), difração de elétrons retroespalhados (EBSD) e medidas de dureza. A caracterização do EMF será realizada com o auxílio de ensaio de tração, DSC (Differential Scanning Calolimetry), DMA (Dynamic Mechanical Analyser) e difração de raios X. A determinação do tamanho de grão das ligas inoxidáveis no estado inicial e após deformação será feita utilizando a norma ASTM E112.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAFER, KARINE ANDREA; BERNARDI, HEIDE HELOISE; SANTOS, OSMAR DE SOUSA; OTUBO, LARISSA; DE LIMA, NELSON BATISTA; OTUBO, JORGE. The Influence of Microstructure and Mechanical Resistance on the Shape Memory of Ecae Processed Stainless Fe-Mn-Si-Cr-Ni-Co Steel. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 21, n. 5 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.