Busca avançada
Ano de início
Entree

Equivalencia de estimulos e discriminacao de acordes tocados no violao.

Processo: 07/58819-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Luis Fernando Toniollo Reis
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Análise do comportamento   Controle do estímulo   Notação musical

Resumo

A equivalência de estímulos é um modelo comportamental da função simbólica que trata a relação entre símbolo e referente como uma relação de equivalência, O presente projeto procura aplicar este modelo â leitura musical, especificamente à relação entre acordes tocados no violão, respectivas cifras e palavras que descrevem os acordes como "maior", "menor" e com "sétima". Os participantes serão oito universitários. Os estímulos auditivos serão acordes "maiores", "menores" e "com sétima"; os estímulos visuais serão as cifras destes acordes e as palavras "maior", "menor" e "sétima". Discriminações condicionais serão ensinadas entre acordes e cifras e entre acordes é palavras, em várias fases. Em cada fase os acordes terão uma nota fundamental diferente. Serão verificadas relações emergentes entre cifras e palavras, que documentarão a formação de relações de equivalência. A ocorrência deste resultado mostrará a generalidade do modelo de equivalência para símbolos musicais. Será verificada também, após cada uma das fases, a generalização para acordes com diferentes notas fundamentais. A ocorrência de generalização indicará a aplicabilidade do procedimento a programas de educação musical. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONIOLLO REIS, LUIS FERNANDO; PEREZ, WILLIAM FERREIRA; DE ROSE, JULIO CESAR. Accounting for Musical Perception Through Equivalence Relations and Abstraction: An Experimental Approach. INTERNATIONAL JOURNAL OF PSYCHOLOGY AND PSYCHOLOGICAL THERAPY, v. 17, n. 3, p. 279-289, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.